
Vera Hamburger é arquiteta formada pela FAU USP. Atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em teatro, exposições e, principalmente, no cinema. Colaborou em filmes como Carandirú; Castelo Ra-tim-bum, o filme; Ó paí, ó e séries como Filhos do Carnaval (HBO); Destino Salvador (HBO) e Black Mirror – Striking Vipers (Netflix). Multipremiada, os filmes Amor & Cia, Kenoma e Hoje lhe conferiram por duas vezes o Troféu Candango no Festival de Brasília; vencedora de um Kikito no Festival de Gramado por seu trabalho em Cafundó.
Paralelamente, dedica-se à pesquisa e ensino sobre a matéria, tendo feito mestrado em Artes Cênicas na ECA USP e doutorado na FAU USP.
Inquieta, dedicou-se a tratar do panorama cinematográfico brasileiro dos profissionais da arte no livro "Arte em cena: a Direção de Arte no Cinema Brasileiro", vencedor do Prêmio Jabuti 2015.
Diretora de arte, cenógrafa, professora, pesquisadora, curadora de exposições e do site Flávio Império, Vera é uma das profissionais mais reconhecidas do país e membra da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e da Academy of Motion Picture Arts and Science (AMPAS).
Curadoria e Direção Criativa: Vera Hamburger
Organização e design: Bruno Feliciano